Período pré-socrático ou cosmológico - do séc. VII a.C. ao séc. V a.C.

10/02/2014 15:52

Período pré-socrático porque as questões do período antecede Sócrates - considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes - e "cosmológico", a investigação do que estava ao redor das pessoas.

Foi a primeira fase da filosofia, seus representantes eram chamados de pré-socráticos - Tales de Mileto, Anaxágoras, Anaximandro, Parmênides, Heráclito, etc. 

Podemos relacionar esse período com o ideal da razão pois com os pré-socráticos que houve o rompimento do pensamento místico, onde se acreditava em deuses e mito, abrindo portas para um pensamento voltado para a razão. Esses filósofos gregos dedicaram-se ao problema de determinar qual era o princípio material de que era constituída a natureza ordem. Os mesmos dedicaram-se apaixonadamente à natureza, foram até chamados de naturslistas. Viviam para contemplar a natureza.

Alguns pensamentos de pré-socráticos:

  • Tales de Mileto: defendia que a água e o ar eram a origem de todas as coisas. Procurava explicar a natureza a partir da própria natureza.

  • Heráclito: acreditava na filosofia do devir que se desenrolava no interior de um círculo e que era no interior de cada um de nós que aconteciam as mudanças.

  • Parménides: dizia que o Ser é completo de todos os lados, semelhante a uma esfera bem redonda.

  • Anaxágoras: afirmava a existência de um princípio inteligente como causa da ordem e do mundo.

  • Empédocles: criou a teoria dos quatro elementos: terra, ar, fogo e água. Seriam os componentes das coisas, ora atraídos pelo amor, ora separados pela discórdia ou ódio.